Selecione uma opção
Aníbal António Cavaco Silva
15 de julho de 1939
Aníbal António Cavaco Silva

Presidente do PSD: 17 de maio de 1985 a 17 de fevereiro de 1995.

Profissão: Economista e Professor Universitário

Aníbal António Cavaco Silva foi eleito Presidente do PSD no XII Congresso, realizado na Figueira da Foz, nos dias 17, 18 e 19 de maio de 1985, e reeleito no XIII Congresso, realizado em Lisboa, nos dias 30 e 31 de maio e dia 1 de junho de 1986, no XIV Congresso realizado em Lisboa nos dias 17, 18 e 19 de junho de 1988, no XV Congresso realizado em Lisboa nos dias 6, 7 e 8 de abril de 1990 e no XVI Congresso realizado no Porto nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 1992.

Licenciou-se em Finanças em 1964 no ISCEF (atual Instituto Superior de Economia e Gestão, ISEG), exercendo também o cargo de Professor no mesmo Instituto desde 1966. Posteriormente fez o Doutoramento em Economia na Universidade de York, Reino Unido, em 1974. Ao regressar a Portugal, trabalhou sucessivamente no Instituto de Ciências Económicas e Financeiras, atual ISEG, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa e no Banco de Portugal.

Ocupou o cargo de Ministro das Finanças e Plano no Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980.

Foi Primeiro-Ministro de 6 de novembro de 1985 a 28 de outubro de 1995.

Foi Presidente da República Portuguesa entre 2006 e 2016, cumprindo dois mandatos.