Selecione uma opção
Europa
Fora da Europa
NOTÍCIAS
Universidade de Verão 2018 | Dia 4
07 de Setembro de 2018
Universidade de Verão 2018 | Dia 4

No quarto dia da 16ª edição da Universidade de Verão, a aula da manhã contou com a participação de José Ribeiro e Castro e Pedro Magalhães. No debate com o tema “Círculos Uninominais: Sim ou Não ?”, Ribeiro e Castro defendeu a reforma do sistema político, com a introdução de um sistema misto entre círculos uninominais e plurinominais em que os eleitores votam simultaneamente num partido e num deputado: “Esta reforma eleitoral é a pedra filosofal do nosso regime político e traz-lhe o elixir da longa vida”, afirmou. Referiu ainda que esta permitirá a aproximação dos eleitores aos eleitos e a diminuição da abstenção. Pedro Magalhães, em alternativa, deu o exemplo do sistema finlandês, do voto preferencial, em que os eleitores só indicam o deputado do círculo que preferem. No entanto, alertou para o facto de que “os efeitos dessas alterações são muitos difíceis de determinar, com base na informação que temos”.

Após o almoço, os alunos apresentaram e debateram os trabalhos de grupo. Nesta tarefa os jovens partilharam as ideias sobre o tema “Qual a importância da Europa para mim e para a minha geração”. Nas apresentações os alunos identificaram diferentes temáticas e mais-valias associadas ao facto de “sermos europeus”. O Acordo de Schengen, o Programa Erasmus, a moeda única e também os fundos de coesão foram alguns dos tópicos referidos pelos jovens.  

O jantar-conferência desta quinta-feira contou com a presença de Leonor Beleza, que destacou na sua intervenção a importância da noção de igualdade na sociedade. A antiga Ministra da Saúde relembrou os direitos básicos fundamentais alcançados no passado e defendeu que “a Europa, o nosso país e o mundo estão hoje muito melhor do que aquilo que foram”.

Dirigindo-se aos jovens alunos da Universidade de Verão, Leonor Beleza apelou: “Não à complacência, não à instalação, não a confundir os valores e os interesses que são os da maior parte das pessoas em nome de interesses de grupos, setoriais ou corporativos”.