Selecione uma opção
Europa
Fora da Europa
NOTÍCIAS
Universidade de Verão 2018 | Dia 1
03 de Setembro de 2018
Universidade de Verão 2018 | Dia 1

Começou em Castelo de Vide a 16ª edição da Universidade de Verão Francisco Sá Carneiro, iniciativa conjunta do Instituto Francisco Sá Carneiro, do PSD, do PPE e da JSD. A sessão formal de abertura contou com as intervenções de Andreia Dias, enquanto aluna da Universidade de Verão de 2017; Carlos Coelho, na qualidade de Diretor da Universidade de Verão; Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD; Alves Monteiro, Presidente do Instituto Sá Carneiro e Fernando Negrão, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD.

Andreia Dias partilhou com os alunos desta edição da Universidade de Verão a experiência de aprendizagem na edição do ano anterior: “Esta é uma universidade que vos possibilita debater os mais variados temas e estar próximo das mais diversas personalidades, mas também criar novas amizades”.

De seguida, para dar as boas-vindas e informações aos alunos, interveio Carlos Coelho, que explicou aos alunos a metodologia desta academia de formação, quais os objetivos esperados e os instrumentos de participação disponíveis. O Diretor da Universidade de Verão salientou o principal objetivo, que assenta na “convocatória para a intervenção cívica e política em nome de valores e causas justas.”

Margarida Balseiro Lopes, Presidente da JSD, que também já foi aluna na Universidade de Verão, destacou a importância das experiências vividas na academia: “O que mais importante levei daquela semana foi a convicção de que a política quando feita com seriedade, com dedicação, com empenho, é capaz de melhorar a vida daqueles que nos rodeiam”, afirma a líder da Juventude Social Democrata, que deixou ainda o apelo à convicção dos jovens alunos.

O Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, Alves Monteiro, destacou que “um político tem por missão a defesa do interesse geral, e não a defesa do interesse particular, nem pessoal”, considerando este o compromisso fundamental na presença da ação política.

Fernando Negrão, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, após análise do enquadramento político parlamentar deixou um aviso a António Costa: “Senhor primeiro-ministro, é muito cedo para entrarmos num ambiente de eleitoralismo. Eleitoralismo agora é retirar da discussão do Orçamento do Estado todo o sentido de rigor e responsabilidade que deve ter essa discussão”.

Por fim, no jantar formal de abertura da UV 2018, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pita, deu as boas-vindas a Castelo de Vide e afirmou mesmo que “a vila é repleta de encantos e histórias, onde se reflete a herança cultural e patrimonial”.