PSD Partido Social Democrata, Acima de Tudo Portugal
Selecione uma opção
Europa
Fora da Europa
NOTÍCIAS
PSD evoca legado de social-democrata Mário Viegas Carrascalão
19 de Maio de 2017
PSD evoca legado de social-democrata Mário Viegas Carrascalão

O Partido Social Democrata (PSD) expressa as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de Mário Viegas Carrascalão.

Figura maior da política timorense, Mário Viegas Carrascalão foi um dos construtores da democracia do seu país. Lutou pela liberdade e pela retidão na ação política e no exercício de cargos públicos, com uma frontalidade que lhe foi reconhecida durante toda a sua vida. Teve a coragem de divergir quando considerou necessário e a determinação de procurar consensos e união na sociedade timorense.

Uma vida que dedicou ao serviço de Timor Leste, como governador entre 1983 e 1992, durante a ocupação indonésia; e como vice-primeiro-ministro, no IV Governo Constitucional, com a pasta dos Assuntos de Gestão da Administração do Estado.

Como membros desta família social-democrata, não podemos deixar de assinalar o contributo de Mário Viegas Carrascalão na construção do PSD de Timor Leste, de que foi uma figura central aquando da fundação, em 2000. E tendo antes participado na fundação da União Democrática Timorense (UDT).

A partilha dos valores da social-democracia e o reconhecimento de uma figura fundamental na história timorense unem-nos nesta homenagem ao legado de Mário Viegas Carrascalão. Uma homenagem que, em boa hora, o seu País lhe prestou, ao agraciá-lo com o Colar da Ordem de Timor-Leste na véspera da sua morte.

O PSD transmite os seus pêsames à família de Mário Viegas Carrascalão – que sempre acompanhou de perto a vida democrática de Timor – e ao povo timorense, que se despede agora de um dos seus maiores.