PSD Partido Social Democrata, Acima de Tudo Portugal
Selecione uma opção
Fora da Europa
“Reestruturação da dívida pública seria muito dura para os portugueses”
20 de Abril de 2017
“Reestruturação da dívida pública seria muito dura para os portugueses”

“Cabe ao Governo dizer o que tenciona fazer face à pressão dos seus parceiros”

Foi à margem de uma Conferência sobre a dívida pública portuguesa promovida pela JSD Odivelas, que Maria Luís Albuquerque referiu que a dívida pública é sustentável e alertou que uma eventual reestruturação iria criar “uma situação muito dura para os portugueses”.

A sustentabilidade da dívida pública tem a ver com a nossa capacidade enquanto país de convencer quem nos financia de que somos capazes de a pagar. Isso passa por uma política orçamental responsável e por uma capacidade de crescimento”, defendeu a Vice-presidente do PSD sublinhando que “a questão da sustentabilidade da dívida pública tem muito mais a ver com a confiança dos mercados do que propriamente com qualquer valor absoluto”.

Maria Luís Albuquerque relembrou também a existência de países com um nível de “dívida pública muito elevado em que a questão da sustentabilidade não se coloca e outros com níveis de dívida pública mais baixos que perdem acesso a mercados”.

Sobre a pressão que os partidos de esquerda tem exercido sobre o Governo em relação a esta matéria, a Vice-presidente do PSD foi clara:

“O Governo tem tentado jogar nos dois tabuleiros e não dizer sim, nem não, nem que antes pelo contrário. Cabe ao Governo dizer o que tenciona fazer face à pressão dos seus parceiros”, afirmou, sublinhando que o caminho do PSD “é o das finanças públicas sustentáveis e o da continuação das reformas estruturais”.