Selecione uma opção
Maria Manuela Dias Ferreira Leite

Presidente do PSD: 20 de junho de 2008 a 9 de abril de 2010

Profissão: Economista

Maria Manuela Dias Ferreira Leite foi eleita Presidente do PSD no XXXI Congresso realizado em Guimarães nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2008.

Licenciou-se em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (1963), com a classificação final de 16 valores. No ensino, foi Assistente Universitária (1966-79) no Instituto Superior de Economia e é, desde 2005, Professora convidada do Instituto Superior de Gestão. Integra os Conselhos Superior e de Orientação Estratégica da Universidade Católica Portuguesa.

É militante do Partido Social Democrata desde 1985, pelo qual foi Deputada à Assembleia da República (1991-2000) e de cuja bancada parlamentar foi Vice-Presidente (1996-2001).

Exerceu funções governativas no XI Governo como Secretária de Estado do Orçamento (1990-91). No XII Governo assumiu o cargo de Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento (1993) e foi Ministra da Educação de 7 de dezembro de 1993 a 28 de outubro de 1995.

Entre 1995 e 1999 presidiu à Comissão Parlamentar de Economia, Finanças e Plano da Assembleia da República. Torna-se Ministra de Estado e das Finanças do XV Governo, dirigido por Durão Barroso. Por divergências com Pedro Santana Lopes afastou-se da vida política ativa em 2004, que retomaria um ano depois, na liderança do PSD de Luís Marques Mendes.

Foi membro do Conselho de Estado (2006-2008).