Selecione uma opção
José Manuel Durão Barroso
23 de março de 1956
José Manuel Durão Barroso

Presidente do PSD: 1 de maio de 1999 a 12 de novembro de 2004.

José Manuel Durão Barroso foi eleito Presidente do PSD no XXII Congresso, realizado em Coimbra nos dias 1 e 2 de maio de 1999, e reeleito no XXIII Congresso, realizado em Viseu nos dias 25, 26, e 27 de fevereiro de 2000; no XXIV Congresso, realizado em Lisboa nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2002; e no XXV Congresso, em Oliveira de Azeméis, em 21, 22 e 23 de maio de 2004.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, durante o Período Revolucionário Português, fez Mestrado em Ciências Económicas e Sociais pela Universidade de Genebra (Institut européen de l’université de Genève).

A sua carreira académica continuou como Professor Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e no Departamento de Ciência Política da Universidade de Georgetown (em Washington), onde efetuou trabalho de pesquisa no âmbito do seu Doutoramento.

Em 1980, Durão Barroso aderiu ao Partido Social Democrata.

Foi Sub-Secretário de Estado no Ministério de Assuntos Internos, cargo que ocupou de 1985 a 1987. Rapidamente foi nomeado Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação (1987-1992) e depois Ministro dos Negócios Estrangeiros (1992-1995).

Foi eleito Deputado por Lisboa no Parlamento Nacional em 1995.

A 6 de abril de 2002, Durão Barroso tornou-se Primeiro-Ministro de Portugal.

Foi Presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014.